Praça XV de Novembro
-
Praça XV de Novembro
Praça XV de Novembro, neste local no centro da cidade onde se encontra a estação marítima para a região de Niterói e as ilhas do Governador e Paquetá, é tratado o período da História do Brasil que se estende de 1808 a 1824, com a vinda da Família Real Portuguesa, o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, a chegada da corte à cidade do Rio de Janeiro, o período joanino, a Independência do Brasil e a Guerra da Independência, bem como os atuais atrativos turísticos aí existentes.
Leia Mais >> -
Monumento a General Osório
Monumento a General Osório, na Praça XV de Novembro, próximo ao Paço Imperial, feito com o bronze dos canhões tomados na Guerra do Paraguai, uma estátua equestre sob pedestal de granito, de 8m de altura e 5.700 quilos, homenageando o General Osório / Marquês de Herval (1808-1879), vencedor da batalha de Tuiuti e Patrono da Arma de Cavalaria no Exército Brasileiro.
-
Monumento a D. João VI
Monumento a D. João VI, na Praça XV de Novembro, próximo à estação das barcas e à orla da baía de Guanabara, uma estatua equestre em bronze de D. João VI sobre uma base retangular de formato piramidal em granito, homenageando o Príncipe-Regente de Portugal, rei do Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves e, após 1825, rei de Portugal.
Leia Mais >> -
A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil (1808)
A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, os antecedentes, a conjuntura de 1807 e os acontecimentos que provocaram a transferência da Corte Portuguesa e sua chegada ao Brasil
Leia Mais >> -
Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas (28jan1808)
Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, a autorização e regulamentação da abertura dos portos do Brasil-Colônia ao comércio com as nações amigas de Portugal.
Leia Mais >>