Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados

MONUMENTO AOS HERÓIS DE LAGUNA E DOURADOS

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA SUL 

ESPAÇO TURÍSTICO URCA & PRAIA VERMELHA

..

Vídeo >>>

Fotos >>>

...

...

Como chegar >>> Google Maps

Localização: Praça General Tibúrcio - Praia Vermelha - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil - América do Sul

...

...

Monumento aos Heróis de Laguna e Dourados

O monumento homenageia os heróis do drama épico da Retirada da Laguna e de Dourados (1867), um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) - capitaneados pelo Tenente Antônio João. Trata-se de uma escultura em bronze e granito, onde uma coluna de 15 metros de altura - com a alegoria da Vitória - se apoia em uma base circular sobre uma cripta onde se encontram os restos mortais do Coronel Camisão, do Guia Lopes e o cenotáfio (um memorial fúnebre erguido para homenagear uma pessoa cujos restos mortais estão em outro local) do Tenente Antônio João. No centro da coluna estão as estátuas dos três principais heróis: o Tenente Antônio João, no momento em que, baleado, cambaleando; o Guia Lopes, recurvado, apoiando o queixo no dorso da mão esquerda, e  o Coronel Camisão, com a fisionomia de quem tem uma grave decisão a tomar, tendo numa das mãos a espada e na outra o mapa de campanha. Mais acima, do ponto onde parte a coluna, erguem-se três grandes alegorias em bronze, representando a Pátria, a Espada e a História

 

 

CORONEL CAMISÃO

Carlos de Morais Camisão (1821-1867) foi um coronel brasileiro que participou da Guerra da Tríplice Aliança / Guerra do Paraguai(1864-1870). como comandante da Campanha do Mato Grosso e liderou a Retirada da Laguna, durante a qual morreu de cólera.

...

TENENTE ANTÔNIO JOÃO

Antônio João Ribeiro (1823-864), foi um militar brasileiro, herói da Tríplice Aliança / Guerra do Paraguai(1864-1870), que em dezembro de 1864, como tenente da arma de cavalaria, à frente de um pequeno efetivo de 15 homens, liderou a defesa da colônia diante do invasor paraguaio, em número muitas vezes maior. Ao tomar conhecimento da aproximação do inimigo, mandou evacuar os civis e resistiu até sucumbir em combate, derrotado pela fuzilaria paraguaia. Antes de morrer, enviou ao seu comandante a seguinte mensagem, que se tornou célebre: "Sei que morro, mas meu sangue e o dos meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo de minha Pátria."

...

GUIA LOPES

► José Francisco Lopes, o Guia Lopes (1811-1868) foi o herói do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai que guiou as tropas brasileiras durante a Retirada da Laguna. Profundo conhecedor da região que seria o palco da Guerra do Paraguai, teve sequestrados a esposa e os quatro filhos pelas tropas paraguaias, presos e levados ao país; tomado por um sentimento de vingança, alistou-se voluntariamente no Exército brasileiro para guiar as tropas que iniciavam uma ofensiva por terra ao território paraguaio. Chefiadas pelo Coronel Camisão e guiadas por Lopes, as tropas brasileiras conseguiram penetrar em abril de 1867 o território paraguaio até Laguna. Sem alimentos e atormentadas por cólera, tifo e beribéri, os brasileiros foram obrigados a fugir, perseguidos de perto pelos paraguaios; na fuga, a atuação de Lopes guiando as tropas brasileiras pelas terras sul-mato-grossenses foi importantíssima para impedir que os soldados fossem todos massacrados pelos paraguaios, no episódio denominado "Retirada da Laguna", Os brasileiros novamente sofreram com uma epidemia de cólera e Lopes faleceu às margens do rio Miranda. Dos três mil soldados brasileiros, somente setecentos sobreviveram.

...

Destaque

(Artigos MaisRio)

...

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...