Parque das Ruínas & Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Santa Teresa)

PARQUE DAS RUÍNAS & CENTRO CULTURAL LAURINDA SANTOS LOBO

(Santa Teresa)

...

ÁREA TURÍSTICA ZONA CENTRAL

ESPAÇO TURÍSTICO SANTA TERESA

...

Vídeo >>> 

.

Fotos >>> 

...

....

Como chegar >>> Google Maps

Localização:  Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa - Rio de Janeiro - Tel. (21) 2215-0621 -  email: pruinas@pcrj.rj.gov.br

...

...

Parque das Ruínas & Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.

Inserido entre os principais centros culturais do Rio de Janeiro, o Parque das Ruínas deve seu nome às ruínas do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo que, até sua morte em 1946, fez da casa um importante cenário da vida cultural carioca. Com apresentações musicais, galeria de arte e cafeteria, o local serve de mirante para o centro e a orla do Rio de Janeiro, desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. 

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas é um parque público e centro cultural localizado no bairro de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro. Localiza-se nas ruínas do prédio que foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Conhecida como a "marechala da elegância", ela costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete, atualmente um projeto que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa durante os trabalhos de renovação.  Uma programação cultural variada é apresentada neste local, que mostra uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, de um lado, e para o Centro da cidade, do outro lado, e o mirante neste espaço 

 

Parque das Ruínas, um tesouro escondido da Belle Époque carioca

Rio – Localizado no alto de Santa Tereza, o Centro Cultural Parque das Ruínas é um verdadeiro tesouro escondido da Belle Époque carioca. Ligado à prefeitura, o espaço é voltado à produção e difusão das mais diferentes formas de expressão artística, como cinema, teatro, música e dança.

Erguido nas ruínas da construção que foi residência de Laurinda Santos Lobo, uma das maiores mecenas de artes do Rio, o local foi ponto de encontro de intelectuais e artistas na primeira metade do século XX. Villa Lobos, Tarsila do Amaral, João do Rio e Isadora Duncan foram alguns dos ilustres frequentadores dos saraus promovidos no palacete.

No alto de Santa Teresa, região central do Rio, o Parque das Ruínas foi projetado pelo premiado arquiteto Ernani Freire, que manteve o ar bucólico da estrutura original, porém com um toque de modernidade, que conta com teatro, galerias de exposição, palco externo, extensas área de jardins, terraços panorâmicos e mirante.

O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Na programação, diversas atividades gratuitas, como exposições, teatros infantis, apresentações de circos e música. Um programa perfeito para curtir com a família e os amigos e também para meditar e apreciar a vista privilegiada da Baía de Guanabara.

.

...

....

Assista nosso vídeo do Parque das Ruínas

...

...

...

Veja nossas fotos do Parque das Ruínas

...

    

...

...

...

...

Minhas lembranças do Rio 

>>> Facebook +Rio

>>> Atrativos do Rio (inglês  / espanhol )

...

...

...