Museus e Centros culturais

  • Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro

    Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro. Na cidade, existem importantes museus e centros culturais que, por seu acervo histórico, artístico e cultural, são um grande atrativo para turistas e moradores. Apresentamos uma relação, com vídeos e fotos,  dos mais importantes.

    Leia Mais >>
  • Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

    Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), um centro cultural criado pelo Banco do Brasil para dar apoio à cultura em várias áreas: artes cênicas, audiovisual, musical, ideias e programa educativo. Para disseminar a cultura pelo país, foram criados quatro CCBBs - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília -, além de um CCBB Itinerante, um projeto que ocorre em diferentes regiões do país. Mensalmente, o CCBB-RJ oferece uma rica e diversificada programação cultural, com eventos de qualidade a preços acessíveis, além de uma programação específica para as crianças e pessoas com necessidades especiais.

    Leia Mais >>
  • Theatro Municipal do Rio de Janeiro

    Em plena Cinelândia, na praça Marechal Floriano, próximo à Biblioteca Nacional, ao Museu Nacional de Belas Artes e ao Palácio Pedro Ernesto, o Theatro Municipal chama atenção não só por sua concepção arquitetônica, como também pela imponência de sua fachada e a beleza de seu interior. Os materiais nobres empregados em sua construção, como o mármore de Carrara, de veios coloridos, os bronzes e os ônix, os espelhos, o mobiliário, aliados às pinturas e esculturas fazem deste teatro, cuja capacidade é de 2.200 pessoas, um verdadeiro templo da cultura. 

    Leia Mais >>
  • Museu Histórico do Exército (Forte de Copacabana)

    Museu Histórico do Exército, um espaço de preservação, salvaguarda e divulgação da memória histórica do Exército Brasileiro, situado no Forte de Copacabana, um forte construído no final do século XIX para o sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro, na extremidade da praia de Copacabana.

    Leia Mais >>
  • Parque das Ruínas & Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Santa Teresa)

    Inserido entre os principais centros culturais do Rio de Janeiro, o Parque das Ruínas deve seu nome às ruínas do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo que, até sua morte em 1946, fez da casa um importante cenário da vida cultural carioca. Com apresentações musicais, galeria de arte e cafeteria, o local serve de mirante para o centro e a orla do Rio de Janeiro, desde o Aeroporto Santos Dumont até a Urca. 

    Leia Mais >>
  • Museu de Arte do Rio (MAR)

    Museu de Arte do Rio, localizado na praça Mauá, nas proximidades do Museu do Amanhã, ocupa duas edificações  interligadas por uma passarela suspensa: o Palacete Dom João VI em estilo eclético é  dedicado ao "Pavilhão de Exposições" e o seu vizinho em estilo modernista abriga a "Escola do Olhar", um ambiente que tem como missão inscrever a arte no ensino público.

    Leia Mais >>
  • Museu do Amanhã

    O Museu do Amanhã, projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é um espaço cultural com acervo imaterial e tecnológico centrado na ideia que o amanhã não está definido, não tem data nem calendário, em um roteiro de experiências, algumas sensoriais, provoca a interação com cinco questionamentos: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

     

    Leia Mais >>
  • Museu do Samba (Mangueira)

    Museu do Samba, o maior centro de referência e valorização do samba no Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, fundada como Centro Cultural Cartola em 2001 com o propósito inicial de preservar a memória de Cartola e Dona Zica, através da guarda de fontes primárias e publicações de terceiros sobre a trajetória do sambista. Nos anos seguintes da criação, ampliou-se a missão institucional do espaço, na medida em que passou a abarcar o samba e os sambistas de maneira geral, para além da história e memória de Cartola.

    Leia Mais >>
  • Museu Casa do Pontal

    Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, o mais importante museu de arte popular do Brasil, uma referência turística e antropológica mundial. 

    Leia Mais >>

Páginas